YouTube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal,[2] um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.
O YouTube utiliza os formatos Adobe Flash e HTML5 para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006[3]) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.
o que é ser Youtuber?
Trata-se de uma profissão com remunerações variáveis, que dependem do número de visualizações dos vídeos, às quais podem acrescer extras, decorrentes da publicidade feita pelos ‘youtubers’. Cada ‘youtuber’ tem a sua “tabela de preços”, que variam em função do número de subscritores do canal.
O jornal da banda esteve a conversar com a youtuber Angolana Graciana Ngueve Baptista Tchindandi, estudante universitária do segundo ano do curso de Gestão Empresarial no ISPTEC numa conversa bastante discontraida onde ela contou-nos sobre como é esta profissão aqui em Angola.
confira aqui a entrevista:
JDB- A quanto tempo tempo és Youtuber?
Graciana: Há 3 anos
JDB- Como te Tornaste numa Youtuber? Alguém lhe influenciou?
Graciana: Tudo começou quando cortei o cabelo para crescer todo natural, e aprendi a cuidar a fazer Penteados e o cabelo começou a crescer e as pessoas foram pedindo dicas de como cuidar o cabelo natural e decidi fazer os vídeos para poder explicar. Mas antes disso eu já tinha o blog.
Graciana: Não. Não é fácil porque não temos um retorno directo do investimento que fazemos.
JDB- Quais têm sido as dificuldades?
Graciana: Internet e material como câmaras, luzes profissionais aqui é tudo muito caro
JDB- Ser Youtuber em Angola é rentável como em outros países?
Graciana: Não. Não é rentável ainda como nos outros países.
JDB- Ja pensou em desistir?
Graciana: Desistir dos vídeos não. Mas algumas vezes dou uma pausa por falta de recursos mas não é algo comum.
JDB- o que é necessário pra se tornar um bom Youtuber?
Graciana: É necessário muita dedicação, esforço e criatividade.
JDB- Um conselho pra quem quer trilhar este caminho.
Graciana: Bem, aconselho a quem quiser ser Youtuber, que deve ser empenhado e ter um objectivo com o canal sem deixar de ser criativo e principalmente deve gostar de falar e partilhar ideias.
JDB- Obrigado pela sua disponibilidade e bem haja o Youtuber.
Graciana : Obrigada pelo convite
JDB- Nos é que agradecemos.
Foi assim a conversa com a nossa Blogueira e Youtuber da Banda Graciana Baptista, aproveitou tambem pra deixar aqui o seu canal no Youtube e o seu Blogger para visitas:
Sem comentários:
Enviar um comentário