A MÃE DE TODAS AS BOMBAS É MESMO PODEROSA? A BBC visitou o local do impacto e mostra a realidade - Jornal Da Banda

NOTICIAS e PUBLICIDADES

Post Top Ad

Parceiros

Top Banner Advertisement

segunda-feira, 1 de maio de 2017

A MÃE DE TODAS AS BOMBAS É MESMO PODEROSA? A BBC visitou o local do impacto e mostra a realidade

O correspondente da BBC Auliya Atrafi foi ao local do bombardeio para verificar se o ataque causou, de fato, algum impacto sobre o EI. Leia abaixo o relato do repórter:

"A vista sobre o vale é linda, com campos verdes e árvores. O vale vai se estreitando e as colinas se transformam em montanhas. Mais adiante está a Montanha Branca, que marca a fronteira entre Paquistão e Afeganistão.


Mas foi impossível contemplar a vista com aviões de combate americanos circulando a área e lançando bombas. Uma delas atingiu a parte mais estreita do vale. Ali, segundo um jovem soldado, caiu o explosivo conhecido como "mãe de todas as bombas".

Eu estava confuso. Relatos sobre a bomba me fizeram pensar que ela teria eliminado a base do Estado Islâmico na região de Achin. Imaginei que tropas americanas e afegãs tivessem isolado a área e que o EI estaria desorganizado.

Um oficial afegão me corrigiu. "Para começar, essa bomba não é tão poderosa como você pensa", disse. "Ainda há árvores verdes a cem metros do local do impacto."

Vários soldados do EI foram mortos pela "mãe de todas as bombas" (Moab, na sigla em inglês), mas não se sabe ao certo quantos. O governador de Achin, Ismail Shinwary, citou ao menos 90 baixas.

O EI não foi a lugar algum, há centenas de cavernas como essa que os americanos bombardearam", diz o oficial afegão, acrescentando que os combates continuaram mesmo após o ataque. "Eles (americanos) não conseguem se livrar deles assim."

Aparentemente os combates continuavam ao longo de uma extensa área nas montanhas. As bombas não davam trégua e preenchiam o terreno com fumaça e barulho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Top Banner Advertisement